Postagens populares

terça-feira, 4 de maio de 2010

ESCOTEIROS











O Homem e a Mulher que pretendemos oferecer à sociedade
Desejamos que os jovens que tenham sido Escoteiros façam o seu melhor possível para ser:
· Um homem ou uma mulher reto de caráter, limpo de pensamento, autêntico em sua forma de agir; leal, digno de confiança.
· Capaz de tomar suas próprias decisões, respeitar o ser humano, a vida e o trabalho honrado; alegre, e capaz de partilhar sua alegria.
· Leal ao seu país, mas construtor da Paz, em harmonia com todos os povos.
· Líder a serviço do próximo.
· Integrado ao desenvolvimento da sociedade, capaz de dirigir, de acatar leis, de participar, consciente de seus direitos, sem se descuidar de seus deveres.
· Forte de caráter, criativo, esperançoso, solidário, empreendedor.
· Amante de natureza, e capaz de respeitar sua integridade.
· Guiado por valores espirituais, comprometido com seu projeto de vida, em permanente busca de Deus e coerente em sua fé.
· Capaz de encontrar seus próprios caminhos na sociedade e ser FELIZ.
Escoteiros
O Ramo Escoteiro é voltado aos jovens de 11 a 14 anos de idade, de ambos os sexos. O programa educativo visa aumentar os conhecimentos e sua autoconfiança. Na Tropa Escoteira o jovem aprende a conviver em equipe, a respeitar a natureza e muitas outras coisas necessárias à essa faixa de idade.
A organização da Tropa Escoteira pode ser só de escoteiros, só de escoteiras ou mistas. A tropa é dividida em patrulhas, que são equipe de 5 a 8 jovens.
Cada patrulha tem como símbolo e nome um animal, uma estrela ou uma constelação e todos os seus membros devem conhecer suas principais características. Os fatos marcantes da vida da patrulha devem ser indicados no bastão e na bandeirola que é carregado pelo seu monitor. Este é o responsável pela administração, disciplina, treinamento, atividades e boa apresentação de sua patrulha e é ajudado pelo sub-monitor. O Monitor é eleito pela sua Patrulha. A Patrulha pode fazer suas próprias atividades como excursões, acampamentos etc.
Antes de completar 15 anos de idade, o Escoteiro ou Escoteira é encaminhado para a Tropa Sênior ou Tropa Guia, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da antiga Tropa.
LobinhoA Alcatéia é o ramo para as crianças de 07 a 10 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do lobinho visam os primeiros ensinamentos para a vida no campo, vida em equipe e desenvolvimento da liderança. Na Alcatéia a criança aprende a se preparar para, quando tiver a idade certa, seguir para a Tropa Escoteira.
O programa da Alcatéia é inspirado no "Livro da Jangal", de Rudyard Kipling, resumido em "Mowgli, o menino-lobo". A organização da Alcatéia pode ser só de lobinhos, lobinhas ou mista. O chefe pode ser chamado de Akelá e seus assistentes podem ser chamados de Baloo, Baguera, Kaa, Chill e outros nomes de animais representados no "Livro da Jângal".
A Alcatéia é dividida em equipes denominadas matilhas, designadas cada uma com 4 a 6 crianças, nos quais são realizadas atividades de primeiros socorros, economia, trabalhos manuais, vivência no campo e jogos, diferente do sistema de patrulhas, adotada no ramo Escoteiro ou Ramo Sênior.O lobo é o animal símbolo de todas as matilhas, que se diferem numa mesma Alcatéia pelas cores próprias dos lobos. A matilha é liderada por um Lobinho ou Lobinha chamado de “Primo”, auxiliado pelo “Segundo”, escolhidos pelos lobinhos de sua matilha.
Antes de completar 11 anos de idade, o Lobinho é encaminhado para a Tropa Escoteira, depois de uma cerimônia de passagem na qual se despede da Alcatéia.
Para a conquista do escoteiro o Nível 33. Participar de um PROJETO, sozinho, com sua patrulha ou equipe de interesse, nas seguintes condições:
a. cujo conteúdo seja resultado de uma necessidade apresentada por uma comunidade diferente da sua;b. que seja desenvolvido seguindo todas as etapas de diagnóstico, organização, execução e avaliação; com acompanhamento de um adulto aprovado pelo Chefe de Tropa;c. cuja execução ocupe um período mínimo de 4 meses de duração;d. que seja aprovado pela Assembléia de sua Tropa,e. Cujo conteúdo esteja relacionado a uma das Prioridades do Milênio definidas pela Organização das Nações Unidas; ef. que seja apresentado relatório final com todos os dados e resultados do projeto.
São Prioridades do Milênio: da pátria, o sênior ou guia deve:Escoteiro da Pátria :
Ter o Cordão Dourado2. Ter pelo menos uma Especialidade em cada Ramo de Conhecimento; pelo menos 4 (quatro) do Ramo de Conhecimentos SERVIÇOS, todas n
Objetivo 1 • Erradicar a extrema pobreza e a fome;Objetivo 2 • Atingir o ensino básico universal;Objetivo 3 • Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;Objetivo 4 • Reduzir a mortalidade na infância;Objetivo 5 • Melhorar a saúde materna;Objetivo 6 • Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;Objetivo 7 • Garantir a sustentabilidade ambiental;Objetivo 8 • Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
É um distintivo em forma de elipse, com eixos horizontal e vertical medindo, respectivamente, 5 cm e 6 cm, debruada em ouro, bordada sobre tecido verde; o interior da elipse é ocupado pelas Armas da República, bordadas em ouro e prata sobre fundo verde, usado na manga direita da camisa. Este distintivo pode ser usado até o jovem conquistar a Insígnia de B-P ou, caso isto não aconteça, até sua saída do Ramo Pioneiro. Como Conquistar Uma Especialidade
O objetivo desta seção é orientar aqueles que estão dispostos a conquistar uma Especialidade, para que se obtenham os melhores resultados, e se evitem cometer alguns erros. Tendo trabalhado já há algum tempo em uma Tropa Escoteira, penso que posso dar algumas "dicas", a respeito do assunto. Então, aqui vai:
Escolha um tema que você domine, ou que realmente o atraia
O objetivo das Especialidades no Movimento Escoteiro NÃO é formar "doutores" nos temas escolhidos, mas, para ostentar o distintivo de "especialista" em um assunto, é necessário ter um bom conhecimento sobre a matéria, não é mesmo? E se você gostar do que estiver desenvolvendo, certamente será mais fácil alcançar o objetivo proposto.
Abaixo os "Caçadores de Distintivos"
Não adianta tentar desenvolver um "monte" de Especialidades ao mesmo tempo. Dificilmente você poderá fazer um bom trabalho. Ao invés disso, se você selecionar poucas Especialidades para desenvolver, poderá fazer um trabalho melhor, e adquirir um conhecimento mais profundo sobre os temas escolhidos. Se você estiver, por exemplo, no Ramo Escoteiro, e tem conhecimento suficiente sobre um assunto para desenvolver todos os Níveis de uma Especialidade, certamente deverá fazê-lo, mas não torne isso obrigatório para TODAS as Especialidades que for desenvolver.
Para ser um "Especialista", procure um "Especialista"
O escotista de sua Seção (Akelá, Chefe, etc.), pode até ser uma pessoa muito culta, mas dificilmente poderá orientá-lo em TODAS as opções incluídas no novo sistema de Especialidades. Você deve procurá-lo, e discutir com ele qual Especialidade quer desenvolver e, se ele não puder ajudá-lo, peça que ele indique alguém para ser seu orientador ou examinador. Então, procure essa pessoa, mostre-lhe o que pede o Guia de Especialidades para aquele tema que você quer desenvolver, e peça a ele (ou ela), que lhe indique os passos a seguir.
Dicas para os Chefes de Seção
Procure montar uma lista de pessoas que possam ajudar os jovens a desenvolver as Especialidades, como orientadores ou examinadores, levando em conta a capacidade de cada um, tendo em vista sua idade, condição socioeconômica, etc.
Ninguém é obrigado a saber tudo. Se você não domina determinado assunto, não tenha vergonha de procurar quem domine. E afinal, acompanhando o desenvolvimento daquela Especialidade pelo jovem de sua Seção, você acabará aprendendo um pouco mais
Procure incentivar nos jovens o desejo de desenvolver Especialidades. Apesar de parecer apenas um aumento da carga de trabalho, às vezes já bastante grande, é uma excelente maneira de despertar nos jovens o gosto pelo aprendizado, e de ajudá-los a alcançar seu próprio desenvolvimento. O que, afinal, é o nosso propósito...

Nenhum comentário: