Postagens populares

terça-feira, 13 de outubro de 2009

ida a nascente do paraiba






A procura da Nascente do rio Paraíba
Oi, eu aqui de novo para outra aventura ,desta vês o destino é a nascente do rio Paraíba do sul, vou a sua procura,
A nascente fica na serra da bocaina a quase 2000 de altitude numa região conhecida como várzea da lagoa, divisa de areias e Silveira, o ponto mais distante de sua foz é também considerada a sua nascente , sua primeira queda tem meio metro de altura e ela esta num lugar muito lindo de cima da várzea vc vê ela serpenteando em zig e zag cada vês com mais água e tem uns posso com muito lamba ri distante menos de 200 metros da nascente, fiquei sabendo da nascente a menos de dois meses e fiquei com aquilo na cabeça tinha que ir ver como era , marquei para ir no feriado do dia 12 , fiz um levantamento com amigos a respeito, e cheguei no André de Miracema do rio e Janeiro que tinha ido lá ano passado ele me deu muitas dicas valiosa ,bem sai cedo de volta redonda até areias de bike, na fazenda Carlota montei um acampamento base, conversei com moradores que acharam que eu era doida, bom de medico e louco todos temos um pouco não é? , subir tudo aquilo a pé daria uma media de 50km de ida e volta arrisquei, sai cedo do acampamento com um cantil canivete lanterna ração para um dia e levei meio queijo que eu tinha ganhado do senhor Matias morador da região, sai 15 para as 6 da matina com um dia que prometia muito calor e fez, Dali já começa a subida e sobe em ? muita pedra um visual de tirar a fala,o batimento não fica abaixo de 140 por minuto,passei pela pousada pau casado logo depois uma árvore com o mesmo nome,o caminho é uma subida só,cheguei na virada da serra, 1700 de altitude andei numa baixada boa mais logo sobe de novo, Cheguei num mata burro e ai que a coisa ficou feia errei o caminho e tive que subir e atravessar os morros para voltar a estrada , bom cheguei na várzea e para não errar mais eu fui seguindo o rio para a nascente só que na beirada dela afunda muito na primeira tentativa de atravessar ele afundei ate a cintura ainda bem que eu sou salva vidas ré ré , ai fui ate o fim da várzea e atravessei nuns pauzinho e cheguei no meu objectivo , ele esta num lugar muito lindo bebi muito daquela água pois ia precisar de muito energia para voltar ao acampamento antes de escurecer, bati muitas fotos da nascente, pois poucos sabem de sua existência bom a volta nos últimos km eu estava com os pés doendo e a descida foi pior para mim, cheguei na raça muito cansada, acho que eu nunca fiz esta kilometragem toda num dia só, cheguei com fome ai o pessoal da fazenda tava fazendo iça frito no fogão a lenha para quem não conhece iça é o bitu nosso e é a fêmea da formiga saúva rica em proteína e eu as comi, e estava bom, o povo da região pega e vende na cidade a 20.00 o litro dela,jantei e fui dormir cedo pois ninguém é de ferro, dormi 9 horas direito e acordei bem disposta a voltar,ainda tive um problema com a bike meu aro abriu e eu tive que soltar o frei e voltar resando para aguentar sem acabar de abrir e aguentou espero que vcs gostem das fotos e da estória e até a próxima aventura, um abraço.

Ida e volta 3 dias
Resumo= 218 km de bike
A pé = 50 km
Dias= sábado ,domingo, segunda.

Data= 11/10/009. explorervr.

6 comentários:

Michel Schanuel Girardi disse...

Ivete, você é muito doida mesmo! hahahauaiau
Admiro muito sua determinação :)

Temos que marcar um pedal, faz um tempão que não damos um giro juntos...

Abraço!

Anônimo disse...

Olá Ivete adorei as fotos fiquei com saudades(mesmo das subidas) e bati palmas para a sua garra e perseverânça. Não seria um aro com defeito que te faria desistir. Obrigado pelo exemplo de disposição que devemos levar para o nosso dia-a-dia para vencer as dificuldades que aparecem em nossa jornada nessa passagem por aqui. Parabens! Bjs, André Alvim(Miracema-RJ)

Fragoso Guia de Trekking e Montanhismo disse...

Parabens pela conquista! Adorei as fotos. Boas Aventuras. Bjs

joseadal disse...

Como sempre, vou no rastro de Ivete, a guerreira que inspira tanta gente. Vou lá em cima beber o xixi do rio Paraíba recém nascido. Vai ser difícil fazer tudo o que vc fez. Ir pedalando daqui de VR nem pensar. Como é que vou comer bundinha de tanajura com farofa? Só vc. Mas vou subir pedalando os 50 km da trilha do paucasado. Depois te conto como foi. Mas, como sempre, vc foi primeiro.

joseadal disse...

Como sempre vc foi lá primeiro, Ivete. Mas vou lá em cima tb, mas sem conseguir comer bundinha de tanajura. Só vc mesmo.

joseadal disse...

Ivete, de doida vc ñ tem nada, mas ñ arriscava a ajuntar os trapos contigo. Mas como aconteceu contigo, desde q passei lá por cima indo para Paraty botei na cabeça que ia ver a biquinha q forma o rio Paraíba do Sul. Não preciso dizer q vc é minha inspiração.